Quem sou eu

Somos Ellen Figueredo e Lílian Pereira, discentes da disciplina EDC 286: Avaliação da Aprendizagem, ministrada por Robinson Tenório e Andréia Silveira. Criamos esse espaço com o objetivo de abordar "o que é avaliação" sob várias perspectivas, até chegarmos àquela que acreditamos ser a mais completa: a visão inclusiva, que tem como foco a melhoria do processo do ensino-aprendizagem, e na qual o aluno é visto como centro do processo educativo.

domingo, 5 de junho de 2011

Avaliação como aliada da aprendizagem

Usar avaliações como modo de classificar, rotulando quem é o aluno “bom” e o “ruim”, como vimos até agora, apenas os afasta da possibilidade de criarem novos conhecimentos junto com o professor. Além disso, avaliar com o intuito de ameaçar e disciplinar, segundo as concepções as quais seguimos, tornou-se um modelo ultrapassado, pois vai contra ao propósito de fornecer aos estudantes um meio de progredir. A ideia é que o docente consiga o máximo de aproveitamento da turma. Para isso, muitas vezes, precisa usar de vários instrumentos a fim de que a turma inteira consiga compreender os assuntos. Em verdade, acreditamos que a avaliação é uma das grandes ferramentas que permite ao professor julgar como vai o seu trabalho perante aos alunos, o quanto eles estão crescendo com as aulas e se conseguiram aprender. Caso seja detectado que alguém está pelo caminho, é papel urgente do educador recuperá-lo. Queremos, pois, diminuir essa ansiedade ainda presente entre muitos docentes de valorizar o que consideram “certo” e riscar, sem piedade, o que acham “errado”. Lutamos para que essas categorias não sejam tão fixas e seguidas à risca, mas que sejam mostradas aos alunos possibilidades diferentes daquela que ele usou, pois assim não se sente incapaz ou desvalorizado.

Na “nossa” sala de aula, o professor não é o protagonista: ele divide esse cargo com a turma inteira, criando uma parceria indissociável. Logo, a negociação também é um elemento fundamental, já que o aluno precisa de seu professor e o trabalho do professor não tem sentido sem seus alunos. Dessa maneira, pretendemos ser mais uma gotinha no oceano das velhas tradições e, através de pequenos gestos, como a divulgação de uma nova forma de pensar avaliação, conseguir mudar a conduta de muitos profissionais da educação em relação a esse assunto. Desejamos, pois, eliminar o conceito de avaliação que castiga e pune e a satisfação do professor de assistir a uma turma inteira perder em sua disciplina. Avaliar torna-se um desafio constante para aqueles que não se conformam em deixar algum aluno para trás. Talvez, pelo costume da comodidade, seja ainda difícil conquistar professores que já lecionam para contribuir e efetivar a nossa luta. Lutar, pois, pela conquista de todos, não é fácil, mas o que se tem certeza é de que vale a pena!

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